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9 Melhores práticas para a prevenção de acidentes no trabalho

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9 Melhores práticas para a prevenção de acidentes no trabalho

Prevenção de acidentes no ambiente de trabalho: como garantir através da adoção de práticas simples.

A prevenção de acidentes de trabalho é fundamental para reduzir o número de afastamentos nas empresas.

Somente em 2022, o Brasil registrou 612,9 mil casos de acidente de trabalho, que resultaram em 2,5 mil mortes.

Nesse sentido, este assunto é tão importante nas empresas que existe até uma data para lembrar da importância da prevenção de acidentes.

O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho é comemorado no dia 27 de Julho, com atividades em todo o país anualmente.

Neste artigo, você vai ficar por dentro das 9 melhores práticas para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

1- Obrigatoriedade no uso de equipamentos de proteção individual (EPIs)

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são obrigatórios em todos os estabelecimentos que exercem atividades de risco.

Sendo assim, são indispensáveis para promover a saúde e segurança do trabalho, pois evitam que milhares de acidentes aconteçam todos os anos.

Além disso, as empresas que não fornecem equipamentos de proteção individual para os seus colaboradores podem ser interditadas ou receberem multas altíssimas dos órgãos de fiscalização.

2- Implementação de Medidas de Proteção

Assim como os equipamentos de proteção, a implementação e correto cumprimento das medidas de proteção deve ser realizada a todo instante.

Dentre essas medidas estão atividades como treinamento e capacitação dos funcionários, correta sinalização das áreas de risco e identificação e controle de riscos específicos.

Em geral, as medidas de proteção para acidentes de trabalho são dispostas e regulamentadas pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Prevenção de Acidentes).

Ela trata-se de uma equipe formada por representantes do empregador e dos funcionários que trabalham em conjunto na identificação de riscos e adoção de medidas de prevenção.

3- Controle das Doenças Relacionadas ao Trabalho 

As doenças ocupacionais são aquelas que surgem em decorrência da atividade laboral, provocando afastamentos e licenças médicas.

Logo, elas prejudicam a saúde do trabalhador e diminuem a segurança do local de trabalho. Sendo assim, uma ótima forma de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é controlar essas ocorrências.

Neste caso, atitudes como garantir equipamentos de trabalho inadequados, evitar jornadas excessivas e seguir as normas de saúde trabalhista são as mais indicadas para trazer resultados positivos.

4- Correta Investigação dos acidentes de trabalho

Outra prática capaz de prevenir novos acidentes de trabalho baseia-se na análise profunda dos casos de acidentes que ocorreram nas dependências do estabelecimento.

Isso significa que o ambiente de trabalho deve ser verificado e avaliado regularmente, assim como todos os casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Esta atitude consegue detectar falhas na segurança que podem prejudicar todos os trabalhadores e permite a correção de possíveis erros ou inadimplências no processo.

Além disso, é necessário que a investigação seja feita por uma equipe especializada, de forma imparcial e sem julgamentos, para que as ações necessárias possam ser adotadas o mais rápido possível.

5- Controle de Acesso de pessoas não autorizadas 

É fato que existem áreas de grande risco durante a execução de algumas atividades, as chamadas atividades insalubres.

Nesse sentido, é fundamental controlar o acesso de funcionários e visitantes nessas situações, para impedir prejuízos na saúde e segurança dos trabalhadores.

Além de evitar a circulação excessiva de pessoas em áreas consideradas perigosas, esta prática exerce maior controle sobre os riscos, mesmo naqueles considerados inevitáveis.

6- Revisão Contínua e Monitoramento

Revisar e atualizar os procedimentos e medidas de segurança garante a eficácia das medidas de prevenção de acidentes.

Por sua vez, o monitoramento em tempo real dos trabalhadores que estão exercendo alguma atividade de risco é importantíssimo.

Também é necessário realizar auditorias e consultorias de segurança, a fim de manter o ambiente de trabalho sempre apto para o exercício das atividades.

7- Controle de Substâncias Químicas

Existem diversas substâncias químicas perigosas, como aquelas inflamáveis ou consideradas tóxicas para o ser humano.

Dessa forma, realizar procedimentos adequados de armazenamento, manuseio e descarte seguro dessas substâncias é uma obrigação diária do empregador.

É importante não esquecer que a rotulagem adequada e visível dessas substâncias é essencial, assim como um treinamento adequado de todos os funcionários que lidam com esta questão diariamente.

8- Garantir a ergonomia em todas as áreas da empresa  

Garantir a ergonomia dos trabalhadores mantém as boas práticas nos postos de trabalho e evita doenças como a lesão por esforço repetitivo (LER), que já é uma das principais causas de afastamento do país.

A melhor maneira de fazer isso é garantindo equipamentos e móveis ergonômicos aos trabalhadores.

Além disso, é preciso incentivar e obrigar a equipe a fazer pausas e exercícios laborais, evitando a sobrecarga e esforço excessivo.

Também é possível treinar os funcionários acerca das melhores práticas de postura e manutenção da saúde vertebral e musculoesquelética.

9- Adotar Planos de Emergência

Desenvolver planos de emergência detalhados, como processos para evacuação de pessoas, primeiros socorros e combate a incêndios é mais do que necessário.

Afinal, qualquer lugar que lida diretamente com riscos potenciais ou leves não está imune a ocorrências que envolvem os riscos químicos, físicos e riscos biológicos.

Logo, esta prática capacita a equipe para estas situações inesperadas e mantém todos a par de como se comportar nessas condições.

Importância da Gestão de SST nas empresas 

A gestão de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) possibilita o controle dos riscos de acidentes nas empresas e mantém a saúde dos colaboradores.

Assim sendo, ela também mantém as empresas em conformidade com as leis da Segurança do Trabalho, evitando multas e sanções diversas.

Em resumo, as principais vantagens de administrar a Saúde e Segurança do Trabalho de uma empresa envolvem:

  • Aumento da Proteção dos Trabalhadores
  • Redução de Custos 
  • Melhora da Produtividade
  • Influência positiva na confiança da população em relação a empresa 
  • Prevenção de Acidentes 
  • Maior motivação dos colaboradores 

Portanto, é imprescindível que a empresa tome consciência do quão relevante torna-se a prática de ações que influenciam positivamente a saúde dos trabalhadores e controle dos riscos relacionados ao trabalho.

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