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Como diminuir o absenteísmo na empresa com eficácia?

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Como diminuir o absenteísmo na empresa com eficácia?

Entenda como diminuir o absenteísmo na empresa e melhore sua gestão em saúde ocupacional.

 

O termo absenteísmo refere-se às ausências dos colaboradores ao trabalho, seja por motivos justificados ou não. São muitos os fatores que levam ao absenteísmo, sendo os mais comuns a saúde do trabalhador ou seus familiares, questões sociais, falta de um plano de carreira, desmotivação, entre outros.  

E é justamente por essa amplitude de fatores que torna mais difícil para os gestores lidar com a situação. Reduzir o absenteísmo é um dos maiores desafios das empresas e em um cenário cada vez mais competitivo, cada falta pode comprometer a capacidade produtiva da organização. 

No post de hoje vamos tratar sobre o tema, apontando soluções para diminuir o absenteísmo nas empresas. Boa leitura!

Identifique os motivos do absenteísmo

O primeiro passo é identificar os motivos das faltas, que estão associadas aos principais tipos de absenteísmo. Vamos a eles:

Absenteísmo voluntário – é a falta por questões particulares, geralmente sem justificativa ou amparo legal. Nesses casos a responsabilidade é do trabalhador. 

Absenteísmo por doença – refere-se a todas as ausências por doenças e deve ser diagnosticada por exames ou consulta médica; 

Absenteísmo por patologia profissional – são as faltas decorrentes de acidente de trabalho ou doença profissional; 

Absenteísmo legal – são as ausências amparadas em lei, a exemplo da licença maternidade, doação de sangue ou serviço militar; 

Absenteísmo compulsório – falta ao trabalho devido a ordem legal, ainda que o trabalhador não tenha interesse, como suspensão imposta por superiores, detenção, prestação de serviço de mesário nas eleições, etc. 

O mais importante é reduzir o absenteísmo voluntário, identificando as causas no cotidiano da empresa. São elas:

  • Problemas no ambiente de trabalho;
  • Falta de estrutura ou apoio da empresa;
  • Dificuldade em realizar as tarefas com segurança;
  • Muita pressão;
  • Metas difíceis de alcançar;
  • Barreiras de relacionamento entre membros da equipe;
  • Clima organizacional desfavorável;
  • Falta de valorização;
  • Falta de feedback;
  • Questões familiares. 

Cada colaborador possui suas dificuldades no ambiente organizacional. Identificá-las não vai só reduzir as ausências, como também vai fazê-lo com se sinta valorizado e isso vai impactar positivamente na produtividade.

Valorize os colaboradores

Talvez este seja o principal ponto que leva ao absenteísmo, uma vez que um funcionário que não se sente bem no ambiente organizacional, tende a não ter vontade sequer de sair de casa. 

Muitos gestores não sabem lidar com essas ausências por não entenderem que o maior “patrimônio” das empresas são seus colaboradores e que eles precisam de uma atenção além do salário e benefícios comuns. Ele precisa se sentir importante, uma peça fundamental que faz o empreendimento se manter e crescer. 

O primeiro passo aqui é disponibilizar um ambiente favorável em que ele se sinta à vontade para desempenhar suas funções. Para isso, é importante saber o que ele entende como “ambiente favorável” por meio de pesquisas de clima, que permite identificar os pontos positivos e negativos da relação empresa/ colaborador. 

A partir da identificação desses pontos é possível elaborar planos de ação para solucionar as principais queixas e gerar oportunidades. 

Melhore a comunicação interna

Uma comunicação falha pode gerar grandes problemas de relacionamento, independente do setor ou nível de atuação dos colaboradores. Ocorre que a falta de comunicação clara dá margem para suposições, achismos e ruídos (fofocas, rumores, informações incompletas, especulações).  

Esses ruídos desestimulam os funcionários, que acabam desmotivados a estarem de corpo presente no local de trabalho, levando a atrasos, faltas, saídas antecipadas e desligamentos precoces. 

A comunicação no ambiente organizacional deve envolver as formas de comunicação que mais se adequa aquela equipe. Nesse sentido, faz-se importante adotar abordagens como a conversa presencial, utilizando ferramentas como WhatsApp, telefone, e-mail, redes sociais, além de telefone, TV corporativa e tudo o que for necessário para manter o diálogo constante. 

Por isso é importante entender o perfil dos colaboradores para elencar as ferramentas mais assertivas para o grupo. 

Forneça feedbacks

Os feedbacks são essenciais para a saúde de qualquer organização. É a forma dos gestores apresentarem aos seus colaboradores onde eles estão acertando, onde estão errando, o que a empresa quer deles e o que eles querem das empresas. 

Trata-se de uma ferramenta que deve ser encarada como uma faca de dois gumes, ou seja, os funcionários também precisam estar livres para fazer o seu feedback da organização. Isso porque ele é o mais capacitado para apresentar melhorias, apontar erros durante os processos e oportunidades para ambos os lados. 

Quando ocorre esse tipo de comunicação, os colaboradores passam a ter lugar de fala e se sentem como uma peça fundamental para o desenvolvimento do negócio. Isso é fundamental para criar uma relação forte, com um aumento real do comprometimento por metas. 

Defina políticas de reconhecimento

Profissionais de recursos humanos e gestores costumam desenvolver práticas para estimular a produção da equipe, o que inclui mimos, chocolates, entre outros presentinhos, mas dificilmente há resultados reais sem um planejamento. 

Acontece que os colaboradores querem um reconhecimento além do chocolatinho no final do expediente. Eles se sentem valorizados com benefícios reais, como melhores salários e bonificações. É isso que motiva o funcionário e quando não vem, é comum virem reações negativas, sendo a mais comum delas o absenteísmo. 

Quando o objetivo é a motivação da equipe, é fundamental desenvolver políticas de reconhecimento voltadas para as necessidades reais e a percepção de valores dos colaboradores. 

Entre as práticas mais eficientes estão:

  • Bônus sobre meta batida;
  • Folgas;
  • Viagens;
  • Promoções;
  • Descontos em estabelecimentos comerciais relevantes;
  • Presentes com valor agregado;
  • Cursos e treinamentos relevantes.

Ofereça um plano de carreira

Os altos índices de absenteísmo estão associados a um plano de carreira aquém das necessidades dos funcionários. Basicamente, se ele não tem uma perspectiva de crescimento profissional e financeiro, os estímulos para permanecer naquela empresa podem reduzir sensivelmente. 

Se ele entende que a organização não é a adequada para atingir seus objetivos pessoais e profissionais, se ela não oferece um programa de desenvolvimento concreto, com certeza não haverá o comprometimento esperado. E ele acaba dando sinais disso faltando frequentemente, mau relacionamento com colegas, insubordinação, entre outros. 

Por isso, uma das melhores formas de controlar o absenteísmo é oferecer um plano de carreira que equilibra o interesse do profissional e da empresa, com um plano de desenvolvimento conciliável com o objetivo do profissional e da organização.

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