CONTEÚDOS DA PREVINA

O que é Ergonomia Cognitiva e qual a sua importância?

O que é Ergonomia Cognitiva e qual a sua importância

O que é Ergonomia Cognitiva e qual a sua importância?

Cada vez mais, o desempenho e a produtividade dos profissionais estão atrelados ao bem-estar e à qualidade de vida promovidos pela empresa. Assim sendo, a ergonomia cognitiva é um assunto que merece absoluta atenção!

Mas o que é isso? Você já ouviu alguma coisa a respeito?

No post de hoje vamos te contar como garantir que seus colaboradores estejam mentalmente saudáveis e equilibrados, o que, consequentemente, contribui com os resultados do seu negócio!

Acompanhe as próximas linhas deste conteúdo.

O que é Ergonomia Cognitiva?

Simplificadamente, podemos dizer que os processos cognitivos são aqueles ligados à memória, à concentração, ao raciocínio e à atenção. 

Logo, a ergonomia cognitiva se baseia em técnicas que buscam impactar positivamente a área psicológica do profissional. Afinal, o foco está relacionado ao desempenho emocional do colaborador.

Em outras palavras, o intuito da estratégia é garantir que o espaço laboral seja mentalmente saudável, favorecendo a execução das tarefas, a tomada de decisões e o cumprimento das responsabilidades.

Quais são os principais riscos cognitivos existentes?

Todo empreendimento está sujeito a oferecer riscos psicossociais aos seus funcionários. Confira, a seguir, alguns dos principais:

Transtornos psicológicos

Tais riscos se referem às questões que afetam diretamente o psicológico, como depressão e ansiedade, por exemplo. 

De tal modo, quando a empresa não conta com um ambiente de trabalho adequado quanto à ergonomia cognitiva, a tendência é que esses transtornos surjam ou se agravem.

Dificuldade em aprender

Nas circunstâncias em que as empresas não estão empenhadas em cuidar da cognição, a capacidade de aprendizado e absorção de conhecimentos dos trabalhadores é afetada.

Com isso, os prejuízos são grandes tanto ao profissional quanto ao negócio.

Tomada de decisão prejudicada

Com as habilidades cognitivas comprometidas, a capacidade de tomar decisões é amplamente prejudicada. Desse modo, o empreendimento fica exposto a graves consequências, reflexo de más escolhas.

Conheça os benefícios de adotar a Ergonomia Cognitiva

Através de estratégias eficazes, é possível ter um gerenciamento adequado dos riscos cognitivos no ambiente corporativo. Como resultado, diversos benefícios podem ser obtidos, como por exemplo:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior satisfação e motivação do time;
  • Integração dos colaboradores;
  • Redução do absenteísmo e dos afastamentos;
  • Redução do número de demissões.

Inserido em um local emocionalmente seguro, que preserve a integridade psicológica e busque aliviar a tensão cotidiana de maneira consistente, o profissional consegue cumprir seu papel com mais dedicação e destreza.

Como implementar a Ergonomia Cognitiva?

Agora que você já sabe que a ergonomia cognitiva é um conjunto de técnicas que tem a finalidade de zelar pelas condições psicológicas dos colaboradores de uma empresa, é hora de descobrir como ela deve ser aplicada.

Veja três ótimos exemplos de implementação:

1. Processo Seletivo

Logo na etapa de seleção, a organização pode (e deve) focar nos aspectos cognitivos de seus candidatos. 

A ideia é aplicar avaliações psicológicas e outros tipos de testes que tenham o potencial de analisar a memória, a atenção e o raciocínio, por exemplo, de quem está concorrendo à vaga.

2. Treinamentos

Mais uma maneira muito interessante de não perder a ergonomia cognitiva de vista é por meio de programas de treinamento e desenvolvimento capazes de fortalecer os conhecimentos e desenvolver novas habilidades dos funcionários.

Vale frisar, porém, que devem ser priorizados cursos e atividades que tenham relação com os aspectos psicológicos e emocionais.

3. Ginástica Laboral

É bem verdade que a ginástica laboral é uma excelente forma de cuidar do corpo e prevenir as doenças ocupacionais. 

Entretanto, além disso, os exercícios físicos contribuem também com a memória, foco, atenção e bem-estar de modo geral. 

Isso acontece devido à liberação de alguns hormônios, os quais estimulam diferentes funções orgânicas durante a prática das atividades.

Por que é importante ter um plano de Ergonomia Cognitiva?

Não há como negar, ao chegar até aqui, que a ergonomia cognitiva deve ser tão priorizada quanto a física. Afinal, a saúde mental e emocional impacta diretamente na performance de qualquer ser humano, em qualquer situação.

Quando a concentração, a tomada de decisão e até mesmo as atividades braçais são prejudicadas por conta dos fatores psicológicos envolvidos na empresa, é hora de rever as estratégias.

Obviamente, a primeira causa do cuidado com seus funcionários deve ser a própria integridade de cada um deles, já que até acidentes de trabalho podem ser causados devido à falta de equilíbrio emocional.

Contudo, negligenciar o assunto também irá impactar negativamente em seu negócio. 

Portanto, cuide da saúde de seus colaboradores e melhore, consequentemente, os resultados da sua empresa!

Gostou deste conteúdo? Então leia mais sobre assuntos relacionados:

ASO: tudo que você precisa saber sobre Atestado de Saúde Ocupacional

O que é SESMT e por que ele é tão importante?

O que é insalubridade e quando deve ser pago o adicional?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Siga-nos nas Redes Sociais

Post Recentes

Post Relacionados

Solicite um orçamento pelo WhatsApp!

Olá, por favor, informe seu contato para iniciarmos a conversa!