Antes de sair por aí realizando instalações elétricas e serviços com eletricidade, é primordial saber o que diz a NR-10. Isso porque, a Norma Regulamentadora (NR) aborda pontos importantes quanto à integridade de quem se envolve nessa tarefa.
Bem como qualquer outra NR, o documento especificamente voltado ao trabalho com eletricidade traz um conjunto de diretrizes que estabelecem estratégias que garantem a saúde e a segurança do trabalho nas empresas.
Dessa maneira, estar por dentro do que a NR-10 exige é imprescindível para evitar acidentes e processos trabalhistas.
Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, confira este post na íntegra!
Afinal, o que é a NR-10?
Cada uma das diversas Normas Regulamentadoras existentes determina medidas que devem ser consideradas pelas empresas, em diferentes setores e situações, durante a execução de serviços.
O objetivo das NRs é garantir a integridade física dos colaboradores antes, durante e depois do trabalho realizado.
No caso da NR-10, referente à “Segurança em instalações e serviços em eletricidade”, são estabelecidas — como o próprio nome indica — condições mínimas de segurança para atividades relacionadas a instalações elétricas.
Isso significa que profissionais eletricistas da construção civil ou de concessionárias de energia elétrica, por exemplo, devem ter seus trabalhos norteados e respaldados pela NR-10.
Também são contemplados na norma os serviços executados na manutenção e instalação de geradores, na área de energia solar fotovoltaica e em qualquer local próximo às instalações elétricas.
Em suma, a finalidade da NR-10 é zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos em atividades que envolvem eletricidade.
Quais são as medidas estabelecidas pela NR-10?
Agora que você já sabe o que diz a NR-10, podemos apresentar maiores detalhes sobre sua composição. Dentre as várias diretrizes presentes na norma para garantir a segurança dos trabalhadores, as principais são:
- Medidas de controle para evitar acidentes com a rede elétrica, incluindo desenergização, aterramento e proteção;
- Uso de EPIs adequados e capazes de proteger o trabalhador durante a realização das atividades;
- Isolamento da corrente elétrica;
- Treinamentos para os colaboradores que atuam nessa situação;
- Proteção contra incêndio e explosão;
- Domínio dos procedimentos que devem ser realizados em caso de emergência.
Vale ressaltar que mesmo os colaboradores que não entram em contato direto com a eletricidade, mas que podem estar expostos aos riscos oferecidos pela rede elétrica estão respaldados pelo documento.
Leia também:
Treinamento de primeiros socorros: qual a importância?
Qual a diferença entre insalubridade e periculosidade?
Qual a importância da NR-10?
Já deve estar ficando evidente para você que a NR-10 é uma norma que deve ser rigorosamente seguida pelas empresas que atuam com redes elétricas. Caso contrário, os prejuízos podem ser irreversíveis!
Assim, é necessário entender exatamente o que diz a NR-10 e ter absoluta atenção à implementação das exigências feitas no documento. Apenas assim a vida dos seus funcionários e a credibilidade da sua empresa estarão seguras.
Porém, caso você ainda esteja em dúvida quanto à relevância da Norma Regulamentadora nº 10, listamos algumas vantagens promovidas por ela e que reforçam sua importância em atividades elétricas.
Acompanhe abaixo:
- Reduz o risco de acidentes de trabalho;
- Diminui as chances de morte em trabalhos com redes elétricas;
- Reduz o índice de choques elétricos;
- Estimula a capacitação dos profissionais eletricistas;
- Melhora as condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores dessa área.
Por que investir em treinamento para NR-10?
Diante das obrigatoriedades estabelecidas pela NR-10, é fundamental que um treinamento seja oferecido pela empresa.
Isso porque, o Ministério do Trabalho determina que os trabalhadores tenham acesso ao conhecimento necessário à execução das suas funções. O treinamento em questão visa preparar o profissional para atuar com redes elétricas.
As aulas são expositivas e ao longo delas é desenvolvido uma espécie de checklist da NR-10. No formulário são listadas as diretrizes da norma, o seu objetivo e outras informações relevantes à assimilação do conteúdo abordado no documento técnico.
Entretanto, vale frisar que o treinamento deve ser ministrado por profissionais altamente qualificados, reconhecidos pelo Sistema Oficial de Ensino e que dominem o tema.
De tal modo, não basta que sua empresa coloque uma pessoa que sabe o que diz a NR-10. É essencial, porém, contar com uma equipe apta a transferir o conhecimento que possui de forma didática e confiável.
Até porque, um conteúdo passado incorretamente, com margem para ambiguidades ou inconsistências, é muito grave! Aprendendo errado, sua equipe pode estar exposta a riscos ainda maiores, uma vez que possui um falso domínio da norma.
O que mais você precisa saber sobre a NR-10?
Entender exatamente o que diz a NR-10 é, sem dúvida, o primeiro passo para que seja possível colocá-la em prática. Logo, garantir a segurança dos seus funcionários através do atendimento à norma é sua responsabilidade!
Não à toa, seu cumprimento é obrigatório por lei, tendo em vista que as medidas estabelecidas pelo documento são comprovadamente eficazes e protegem os trabalhadores.
Resumidamente, para concluir este post, podemos dizer que a NR-10 determina que devem ser adotadas ações preventivas de segurança sempre que uma atividade relacionada a instalações elétricas for desempenhada.
Assim sendo, você enquanto gestor precisa, mais do que ninguém, priorizar o assunto e trabalhar para que nenhum acidente decorra de negligência ou falta de conhecimento.
Portanto, lembre-se que selecionar qualquer profissional que já tenha feito o curso de NR-10 para oferecer o treinamento aos demais colaboradores não é, nem de longe, o suficiente.
Bem como mencionamos anteriormente, o conteúdo programático demanda técnica e habilidade para que possa ser transmitido adequadamente.
Por isso, conte com uma empresa especializada, com experiência e devidamente preparada para treinar seu time. O investimento pode poupar transtornos e perdas inestimáveis!