A medicina está, hoje, em todos os lugares, e no trabalho não poderia ser diferente. A profissão de médico do trabalho tem ganhado seu lugar especial dentro das empresas e mostrado seu valor.
A saúde é um dos fatores mais importantes de nossas vidas, sem ela não somos capazes de nada. Essa ideologia é o que tem fortalecido o crescimento exponencial na procura por atendimento médico.
Dentro do ambiente de trabalho, os médicos também têm um espaço reservado e de muita importância. Desde a emissão de atestados de saúde ocupacional até o atendimento de emergência, os médicos do trabalho desempenham funções vitais na empresa.
No post de hoje, você entenderá muito mais sobre esse profissional e sua importância.
Quem é o Médico do Trabalho?
O médico do trabalho é o profissional formado em medicina portador de RQE, o Requerimento de Especialista, e reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina.
O profissional formado em medicina pode obter o RQE através de residência médica reconhecida pelo MEC ou então por concurso de título de especialista autorizado pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho.
Médicos formados com especialização em medicina do trabalho não são mais considerados profissionais aptos a exercer a função se não obtiverem o RQE.
Esses profissionais atuam no ambiente de trabalho ou nas atividades relacionadas a ele. São especializados na prevenção de doenças ocupacionais e controle de riscos presentes na empresa.
Eles têm como objetivo garantir a saúde do trabalhador e a sua qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.
É indispensável, portanto, que este profissional conheça as atividades exercidas tanto pela organização quanto por seus colaboradores. Dessa forma, é capaz de identificar e prevenir riscos, bem como oferecer orientação e encaminhamento médico.
Quais são as suas responsabilidades?
O médico do trabalho possui diversas responsabilidades dentro e fora da empresa, com diversos impactos. Algumas principais funções merecem destaque quando falamos sobre medicina do trabalho.
Realizar o PCMSO
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional tem como objetivo estabelecer atividades que irão garantir a saúde e segurança do trabalhador.
Podem ser exames, relatórios, cronogramas e outras análises. É de responsabilidade do médico do trabalho realizar o PCMSO da empresa e garantir que todas as diretrizes serão cumpridas.
Essa análise, apesar de ser uma obrigatoriedade imposta pelo Ministério do Trabalho, é de total responsabilidade da empresa, e deve ser cumprida com rigor.
Apesar disso, é muito mais vantajoso estar de acordo com as normas de segurança do trabalho do que estar sujeito a multas pelo descumprimento delas.
Avaliações e Exames
A principal atividade do médico do trabalho é prevenir doenças que podem ser causadas pela atividade profissional, bem como a prevenção de acidentes.
Uma das formas de realizar essas prevenções é a avaliação e examinação periódica do trabalhador.
Isso é feito por meio do ASO, Atestado de Saúde Ocupacional, que serve para verificar e comprovar o estado de saúde dos colaboradores.
A periodicidade do exame médico varia de função para função, mas o exame admissional, por exemplo, é obrigatório para todos.
Além disso, ele também pode solicitar exames complementares caso seja necessário, e até mesmo indicar a realização de exames para tratamento de doenças contraídas no trabalho.
Dar Orientação
Outro papel importante do médico do trabalho é dar orientação, não somente aos trabalhadores, mas a toda a equipe, incluindo gestores.
Ele é capaz de conscientizar os colaboradores sobre os riscos que estão sujeitos no ambiente de trabalho e, assim, sugerir medidas de proteção.
Uma vez orientando os gestores sobre os potenciais perigos dentro de sua empresa, o médico do trabalho incentiva que estes assumam a responsabilidade pela vida de seus trabalhadores.
Exames Demissionais, Demissionais e Periódicos
Como mencionado brevemente antes, a medicina do trabalho é responsável também por realizar exames demissionais, admissionais e periódicos.
O exame demissional avaliará as condições de saúde física e mental do trabalhador, e se esses fatores foram, de alguma forma, prejudicados pelas suas condições de trabalho.
Já o exame admissional tem o objetivo de certificar que o trabalhador está apto a exercer a nova função e identificar seu estado de saúde no momento em que entrou na empresa. Esse atestado servirá de base para futuras avaliações.
Por fim, os exames periódicos tem como objetivo verificar a situação de saúde dos trabalhadores durante seu período de atividade, a fim de identificar possíveis danos à saúde que podem estar ocorrendo devido ao trabalho.
Há ainda os exames de retorno ao trabalho e mudança de função. Todos os exames competentes ao trabalho devem ser realizados por um médico do trabalho, e não qualquer outro médico.
Onde o Médico do Trabalho pode atuar?
O médico do trabalho não precisa atuar exclusivamente dentro de uma empresa, há diversos campos de atuação para esse profissional, alguns dos principais são:
- Rede pública;
- Perito judicial em processos;
- Fiscalização;
- Pesquisa investigativa;
- Empresas privadas;
- Sindicatos;
- Perícias médicas da Previdência Social.
É possível encontrar um médico do trabalho em vários setores, atuando das mais diversas formas.
Você não precisa ter um médico dentro da sua equipe, registrado em regime CLT, para ter seus serviços em sua empresa.
Médicos do trabalho, hoje, prestam serviços para diversos lugares e podem realizar visitas à sua empresa de tempos em tempos, fazendo requerimento de exames e avaliações.
Existem empresas que oferecem esses serviços, formando parcerias e agendando consultas com profissionais certificados.
Dessa forma, o trabalho fica mais fácil e barato, além de oferecer uma maior especialização e atenção aos documentos e detalhes que forem necessários para garantir uma boa execução do trabalho.
Por que esse profissional é importante para a minha empresa?
O médico do trabalho garantirá à sua empresa uma equipe sempre saudável e disposta a trabalhar, além da diminuição de acidentes de trabalho e exposição a riscos.
Outro benefício é a fonte de informação confiável sobre potenciais danos à saúde dos funcionários nas atividades em que exercem, promovendo uma gestão mais humanizada, que valoriza a vida.
Além disso, o médico do trabalho também tem a função de fazer com que todas as normas regulamentadoras impostas pelo ministério do trabalho sejam cumpridas, incluindo a criação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Dessa forma, será possível evitar multas, punições e prejuízos para o negócio, que deve estar de acordo com as leis.
O médico do trabalho não precisa trabalhar sozinho, e pode unir forças a outros profissionais que oferecem serviços especializados, como a engenharia de segurança do trabalho.
Assim, será possível garantir a segurança dos trabalhadores em vários aspectos e implementar boas normas e condutas na empresa, para que, junto com seus colaboradores, possa estar sempre saudável e produtiva.
A Previna Saúde Ocupacional disponibiliza serviços completos em saúde e segurança do trabalho, incluindo médicos do trabalho, para todas as necessidades da sua empresa.
Conheça nossos serviços e fique mais tranquilo.