Sabe aquele barulho ensurdecedor que incomoda, não te deixa dormir ou se concentrar? Será que ele está dentro do nível de pressão sonora permitido? Aliás, você sabe para que serve e quem pode assinar laudo de ruído ambiental?
O documento é aplicado a toda e qualquer empresa que gera algum tipo de som a partir de suas operações. Afinal, a poluição sonora pode trazer graves consequências àqueles que são atingidos por ela e deve ser monitorada.
Por isso, se você quer entender as principais características do laudo de ruído ambiental, continue a leitura deste post.
Vamos te mostrar os riscos que seu negócio corre ao negligenciar o documento!
O que é Laudo de Ruído Ambiental?
Antes de saber quem pode assinar laudo de ruído ambiental, é imprescindível entender do que se trata esse instrumento.
Estabelecido na Resolução nº 1 de 1990 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o laudo de ruído ambiental é um documento técnico que avalia os níveis das ondas sonoras emitidas durante a execução de certa atividade.
Uma das principais normas atreladas ao relatório é a NBR 10151/2019 — “Medição e Avaliação de Níveis de Pressão Sonora em Áreas Habitadas” — a qual estabelece uma série de exigências quanto ao assunto.
Dentre as mais relevantes está a necessidade de adotar procedimentos adequados para medir, avaliar e definir limites de níveis de pressão sonora em ambientes externos e internos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana.
Para que serve o Documento?
O maior intuito do laudo de ruído ambiental é apresentar um estudo detalhado dos níveis sonoros emitidos em determinado local. Com isso, é possível analisar as fontes de ruídos e adotar medidas que reduzam a intensidade dos barulhos.
Através do documento é possível obter, por exemplo, a duração do ruído, seu pico máximo, sua característica espectral e as variações de pressão sonora durante os períodos diurno e noturno.
Vale ressaltar que o laudo deve desconsiderar, obviamente, possíveis sons externos, como barulhos de trânsito, por exemplo.
Porém, fora isso, todas as fontes de ruídos, assim como os dias e horários das medições devem ser demonstrados no relatório final.
Quem pode assinar o Laudo de Ruído Ambiental?
Agora sim, chegou a hora de descobrir quem pode assinar laudo de ruído ambiental.
Por se tratar de um documento técnico, apenas profissionais com habilitação técnica podem ser responsáveis pela realização dos estudos e por sua emissão.
Logo, a recomendação é solicitar os serviços a uma empresa especializada em medicina e segurança do trabalho.
Assim, o laudo de ruído ambiental poderá ser elaborado de forma confiável e por uma equipe experiente e capacitada.
Por que o Laudo é importante?
Para terminar, é fundamental reforçar a importância do laudo de ruído ambiental, uma vez que através dele é possível garantir que as operações das empresas sejam seguras e não representem riscos à saúde dos colaboradores e clientes.
Barulhos muito altos ou constantes podem causar graves problemas de saúde, como diminuição ou perda da capacidade auditiva, transtornos mentais, desenvolvimento de estresse, ansiedade e até mesmo perda de memória.
Portanto, se você se preocupa com a integridade do seu time, já temos aí o principal motivo para providenciar a emissão do laudo de ruído ambiental.
No entanto, além disso, é primordial estar em conformidade com as leis do silêncio, a fim de evitar multas e processos judiciais.
Então, não coloque ninguém em perigo, conheça os serviços da Previna!