Mesmo sem saber o que é rota de fuga, com certeza, você já frequentou um lugar que tenha uma, seja como visitante, funcionário ou morador, por exemplo.
Resumidamente, as rotas de fuga são todas as saídas de emergência, ou seja, são os caminhos planejados e sinalizados para evacuação de uma área na hipótese de acidentes.
Dessa forma, elas deverão ser feitas para facilitar a circulação de pessoas, levando-as para fora da edificação em segurança.
Quando a rota de fuga precisa ser utilizada é necessário acionar o corpo de bombeiros imediatamente.
Além disso, a empresa responsável pelo local deve possuir uma equipe para atuar na brigada de incêndio e monitorar os riscos, sendo estas algumas das responsabilidades dos membros da CIPA.
Estes profissionais devem ter cursos e capacitação para atuar contra incêndio e liderar os evacuantes nos momentos de perigo.
Quer saber mais sobre o assunto?
Então, continue a leitura até o final e entenda como planejar a rota de fuga da sua empresa de maneira eficiente e qual a importância do tema!
Qual a importância da Rota de Fuga no dia a dia?
As rotas de fuga atuam garantindo a segurança de todos aqueles que frequentam o edifício, empresa ou instalação.
Em suma, elas possibilitam que a equipe de bombeiros saiba como proceder de maneira ágil em caso de perigo, o que pode salvar vidas e impedir sufocamento ou intoxicações fatais.
Contudo, uma rota de fuga mal elaborada ou que não obedeça às regras e obrigações de segurança é pouco eficaz em situações fora de controle.
Quando falta clareza ou até mesmo equipamentos adequados para combater o início de um incêndio ou vazamento tudo, por exemplo, torna-se mais difícil!
Então, a sinalização deve ser acessível e entendida por todos, além das portas de saída de emergência estarem totalmente desobstruídas.
Para garantir uma saída de emergência eficiente é primordial um bom planejamento e a contratação de uma equipe especializada em PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).
Relação entre Sinalização de Emergência e Rota de Fuga
As placas de sinalização de emergência em uma rota de fuga são obrigatórias, de acordo com a NBR 16820/2020.
Isso significa que as empresas de qualquer setor precisam ter uma rota de fuga bem estruturada, uma vez que imprevistos sempre ocorrem de maneira inesperada (assim como o próprio nome sugere).
Dentre as principais ações adotadas no que refere-se às sinalizações de segurança, destaca-se a necessidade de:
- Portas corta-fogo;
- Elementos que brilham no escuro;
- Posicionamento estratégico dos sinais de condução para a fuga;
- Cores adequadas;
- Símbolos universais;
- Informações claras e objetivas.
Por que a Iluminação de Emergência é tão importante?
A iluminação de emergência consiste em um sistema projetado para ser acionado automaticamente em episódios de falta de energia elétrica.
Na prática, ela é instalada ao longo das rotas e deve estar posicionada em locais acessíveis como corredores e escadas.
Assim, caso ocorra interrupção da energia por qualquer motivo, as luzes de emergência são ativadas, permitindo a visibilidade necessária para se localizar no ambiente.
Geralmente, as luzes de emergência são mantidas em modo stand-by e possuem baterias recarregáveis na maioria das vezes.
Afinal, o que uma Rota de Fuga adequada deve ter?
De modo geral, todas as rotas de fuga devem ter estruturas e equipamentos que garantam a visibilidade, a acessibilidade e a segurança.
Sendo assim, os principais elementos que devem estar presentes em uma rota de fuga são:
1. Placas luminosas
São setas indicativas que orientam as pessoas a irem na direção certa da evacuação.
2. Extintores de Incêndio
É um acessório indispensável no combate inicial a um incêndio, razão pela qual precisam estar posicionados em um local bem visível.
3. Porta Corta-Fogo
São portas resistentes às chamas, contendo a propagação de fumaça e a disseminação do fogo.
4. Alarme
É um dispositivo sonoro que emite alerta sempre que uma situação de risco e casos de emergência se iniciam.
5. Escadas de Incêndio
Tratam-se de escadas móveis e seguras para a evacuação vertical em edifícios e prédios de vários andares.
6. Hidrantes
São pontos de abastecimento de água que são utilizados pelos bombeiros no combate a grandes incêndios.
7. Sprinklers
Os sprinklers são aqueles chuveiros que liberam água sempre que detectam calor excessivo — o que seria um início de incêndio — vindo de uma determinada direção.
8. Kit de Primeiros Socorros
São todos os acessórios e equipamentos que podem auxiliar no atendimento médico dos feridos em casos de incêndio ou acidentes que provoquem lesões corporais.
O que acontece quando a Rota de Fuga não existe?
A inexistência de rotas de fuga adequadas em um estabelecimento ou prédio traz consigo consequências graves e até processos judiciais.
Ao longo da história já tivemos vários exemplos de como as rotas de fuga são relevantes. O incêndio na Boate Kiss em 2013 e a tragédia no túnel entre França e Itália em 1999 são exemplos bastante conhecidos.
Embora ambos acidentes tenham provocado muitas mortes, os resultados poderiam ter sido piores se as rotas de fuga não existissem.
Quando não há uma saída dedicada à evacuação imediata do local, vários problemas se materializam como:
- Riscos contra a vida humana;
- Pânico, congestionamento ou pisoteamento;
- Rápida propagação de incêndio;
- Multas e prisões dos responsáveis pelo local.
Como a Previna ajuda sua empresa a se manter regularizada?
A Previna é especialista em saúde ocupacional, cuidando com primor de questões que vão desde treinamentos de primeiros socorros a cursos de brigada de incêndio.
Diversas normas regulamentadoras obrigam as empresas a disponibilizarem treinamentos e avaliações frequentes voltados à saúde e segurança do trabalho.
Nesse sentido, a Previna auxilia organizações, diariamente, por meio de estudos, laudos e tantos outros tipos de soluções personalizadas.
A equipe da Previna é experiente, altamente capacitada e possui todas as habilidades técnicas necessárias para garantir que sua empresa e seus colaboradores estejam seguros.
Portanto, se você precisa adequar as condições existentes na sua instituição, conheça os serviços da Previna agora mesmo!