Diante dos inúmeros aspectos levados em consideração quando o assunto é preservar a saúde do trabalhador, a preocupação com os riscos químicos é, sem dúvida, um dos pontos de maior atenção.
Afinal, a exposição a certas substâncias no ambiente laboral pode causar uma série de prejuízos de todas as naturezas. Podendo levar o profissional, inclusive, à morte!
Portanto, se você quer proteger a vida dos seus colaboradores e evitar transtornos diante da Lei, continue por aqui até o final e saiba mais sobre esses riscos ocupacionais!
O que são riscos químicos?
Resumidamente, um risco químico é a possibilidade que um trabalhador tem, enquanto executa sua função, de sofrer algum tipo de dano por conta da sua exposição a substâncias químicas.
Tais produtos químicos oferecem perigo à integridade física do profissional e também ao ambiente de trabalho, uma vez que podem causar incêndios e explosões.
Quais os tipos de agentes químicos?
De acordo com a NR-09 (Riscos Ambientais), são agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória (poeiras, fumos e gases) ou qualquer sólido ou líquido que possa ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Conheça os efeitos causados por produtos químicos
Quando em contato com os agentes citados acima, os profissionais expostos a riscos químicos podem sofrer consequências gravíssimas e irreversíveis!
Confira alguns dos efeitos causados:
Efeitos Asfixiantes
Ocasionados por substâncias que impedem a respiração e barram a entrada de oxigênio, podem culminar em sufocamento, dores de cabeça, sonolência, perda de consciência e morte.
Efeitos Anestésicos
Oriundos das ações depressivas e narcóticas no sistema nervoso central, levam o trabalhador a ter tontura, alterações visuais e auditivas, perda de consciência, problemas no fígado e nos rins.
Efeitos Tóxicos
São capazes de causar lesões estruturais ou funcionais em órgãos diversos devido à intoxicação, a qual ocorre quando o produto é ingerido ou inalado. Quanto maior o tempo de exposição à substância, mais grave é o caso.
Efeitos Cancerígenos
Causam o crescimento de tumores malignos e normalmente são compostos absorvidos pelo profissional através da inalação ou do contato direto com a pele. Máquinas de raio-x e usinas nucleares são exemplos de atividades de alto risco.
Como se prevenir contra os riscos químicos?
Para garantir a segurança dos seus colaboradores, é fundamental, antes de mais nada, identificar quais são todos os riscos oferecidos pelo ambiente laboral. Isso deve ser feito durante o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
Em seguida, as medidas preventivas devem começar a ser implementadas, de acordo com a natureza da atividade, a fim de eliminar (ou ao menos reduzir) tais perigos.
Algumas das principais são: o fornecimento de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Individual (EPI), a conscientização através da promoção de treinamentos e as inspeções realizadas, com rigor, periodicamente.
Portanto, se você realmente se preocupa com a vida dos seus colaboradores e sabe que eles estão sob sua responsabilidade, pois atuam para gerar resultados para o seu negócio, esteja atento à mitigação dos riscos ocupacionais de todas as ordens!
Conheça os serviços da Previna e mantenha sua equipe em segurança!